4 Dicas para Iniciantes na Jardinagem

Você tem vontade de cultivar algumas plantas, mas acredita que não tem talento para isso?

 

É um completo iniciante em jardinagem?

 

Calma, você não está sozinho! A habilidade na jardinagem pode ser desenvolvida, desde que você possua as informações corretas e vontade de aprender.

 

Neste artigo te apresento 4 dicas a serem observadas antes de começar a cultivar algumas plantas e se alegrar ao vê-las lindas e com vigor.

 

Dica 01 – Avalie o seu Tempo

Relogio tempo plantas

Avalie o seu tempo disponível durante a semana para cuidar de suas plantas. Uma horta por exemplo, exige mais dedicação, mas se você é uma pessoa com pouco tempo disponível também é possível encontrar plantas adequadas ao seu estilo de vida.

 

Pode ser que depois de aumentar o seu interesse nessa atividade seu tempo de dedicação até aumente de forma natural, pois sempre existe algum tempo que podemos desviar de outra atividade nem sempre tão produtiva, não é mesmo?

 

Dica 02 – Observe o Local

Você deve observar o espaço que possui: bate sol o dia todo ou somente parte do dia? É sombra? É uma sacada com muito vento? O clima da sua cidade é quente, fresco, seco?

 

A área disponível para colocar as suas plantas é grande, é um canteiro mediano ou você pretende utilizar vasos?

 

No caso de uma área interna você deve avaliar se ela recebe luz da janela e se o local possui ar-condicionado.

 

Dica 03 – Informação

Todo amante das plantas possui alguma preferência: plantas com flores, folhagens, ervas ou suculentas.

 

Eu amo as flores, por isso não poderia viver em um local com pouco sol, já que a maioria das plantas floríferas necessitam do sol para florescer em abundância. Como eu sei disso? Informação.

 

Existem revistas e livros que você consegue comprar nas bancas e através da internet, para aprender mais e descobrir aquelas plantas que serão mais adaptadas à sua casa e estilo de vida.

EBOOK – MANUAL COMPLETO COMO CUIDAR DE ORQUÍDEAS

Você pode usar seu tempo online acessando sites sobre o assunto, como este blog, além de inúmeras páginas e grupos em redes sociais.

 

A falta de informação é a causa de alguns erros comuns como regar demais ou deixar uma planta de sombra no sol, causando a sua morte.

 

Buscar informações nos viveiros e conversar com outras pessoas amantes de plantas também é uma ótima fonte de informação.

 

Dica 04 – Paciência e persistência

plantas-iniciantes-crescendo
As plantas possuem o seu próprio tempo de desenvolvimento, então a paciência também deve ser cultivada. Algumas plantas possuem desenvolvimento mais rápido, já outras são mais lentas, a diferença entre elas será mostrada pelo tempo, experiência e informação.

 

Até o melhor jardineiro já perdeu algumas plantas, isso é natural e faz parte do aprendizado.

 

Afinal, a planta é um ser vivo e por isso está sujeita a estranhar mudanças no clima, ser atacada por alguma doença e morrer.


Nós tentamos diminuir esses eventos, mas eles vão acontecer…esteja preparado e não desanime.

 

Analisando essas 4 dicas você poderá descobrir e começar a cultivar as plantas ideais para seu ambiente e estilo de vida.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

 

Próximo artigo: 7 Plantas ideais para Iniciantes