Saiba como usar produtos naturais feitos da planta Mil Folhas

Os produtos naturais feitos da planta Mil Folhas possuem milhares de benefícios para nossa saúde física e emocional

Descrição

Nome científico: Achillea millefolium

Nomes populares: Mil folhas, aquiléia, novalgina, mil em rama, milefólio, erva-dos-soldados, pronto alívio e dezenas de outros nomes.

Mil folhas cor de rosa

A mil folhas é uma planta nativa da Europa e Ásia, mas já está naturalizada nas Américas.

 

Ela é uma herbácea perene, possui folhas divididas em pequenos segmentos finos e as flores se apresentam na ponta dos ramos.

 

O nome científico dela se origina do herói grego Aquiles, que nas histórias gregas teria usado essa planta para tratar os ferimentos de seus soldados durante a Guerra de Troia, por isso um dos nomes populares dela é erva-dos-soldados.

 

Seu uso foi muito comum para o tratamento de ferimentos durante as guerras européias na Idade Média.

 

É melhor cultivada em sol pleno, mas em clima ameno.

 

Entretanto, por sua característica de ter se espalhado bastante pelo mundo, acredito que seja uma planta bem resistente a várias condições climáticas.

 

Acredita-se que algumas variedades de achillea existiam naturalmente na América do Norte, já que os indígenas dessa região utilizam a planta para tratar diversas condições como inchaços, entorses, feridas em humanos e animais, febres e dores de cabeça.

 

Usos naturais

 

Floral

 

Há muitos anos eu descobri os tratamentos com uso dos florais de Bach.

O médico inglês Dr Edward Bach foi o precursor do sistema de utilização das flores e suas vibrações energéticas para a cura dos males emocionais.

Iniciei a utilização dos florais há pelo menos dez anos e como amo as flores resolvi aprender mais sobre o assunto.

Assim descobri a existência de muitos outros sistemas florais ao redor do mundo, utilizando as plantas locais.

Um dos sistemas que comecei a testar foram os florais do Alaska, decidi fazê-lo por ser uma região tão diferente e distante de nós, ademais com uma presença natural ainda muito forte e intocada.

Assim, estudando as essências do Alaska, descobri uma que chamou bastante a minha atenção: a Yarrow.

Esse floral seria indicado para as pessoas sensíveis às energias dos ambientes, promovendo uma maior proteção.

Posteriormente, descobri que o sistema floral da Califórnia também usava a Yarrow e além da fórmula comum, também havia desenvolvido uma fórmula para proteção contra as irradiações dos aparelhos eletrônicos tão comuns no nosso dia a dia, poluição e outras formas de toxicidade ambiental, chamada Yarrow Environmental Solution.

vidro floral yarrow environmental solution

Essa minha característica de sensibilidade aos ambientes é uma descoberta relativamente recente, que me trouxe a consciência do porquê não conseguia permanecer em certos lugares por muito tempo.

Através das pesquisas e de um curso que fiz sobre florais, aprendi a produzir essências com as flores, desta maneira decidi buscar essa planta Yarrow, plantá-la, esperar pelas flores e produzir meu próprio floral para uso contínuo e prolongado.

 

sementes de mil folhasAdquiri as sementes direto da China pelo site Aliexpress e enquanto elas não chegavam, comecei a pesquisa em inglês pelo nome científico e descobri algo muito interessante: que essa planta é uma verdadeira benção!

 

 

E que é justamente a Yarrow que é conhecida no Brasil com o nome de mil-folhas!

Chá

 Utilizado como desintoxicante, para o combate da má circulação, como antitérmico e no combate às dores inflamatórias (reumatismo, artrite) 

Conheça o chá  ➡  ➡  compre aqui

 

Banho de assento

 Utilizado para hemorroidas e disfunções hormonais femininas (regulador hormonal) – em ambos os casos o banho pode ser combinado com o uso do chá;

 

Cataplasma

 Utilizado contra dores inflamatórias, feridas e infecções de pele, fissuras nos mamilos das lactantes, cólicas menstruais e varizes.

 

Contraindicações

Nas aplicações na pele, evitar exposição ao sol, pois o efeito pode ser o mesmo do limão, causando fotossensibilidade.

Grávidas e lactantes devem evitar consumir o chá.

Para maiores informações, consulte um profissional de fitoterapia. Veja AQUI um estudo em inglês sobre as propriedades fitoquímicas e medicinais do gênero de plantas Achillea.

 

Fiquei maravilhada com as possibilidades medicinais da mil folhas, especialmente em questões de saúde feminina.

Segue abaixo, vídeo com mais algumas dicas nesse sentido:


Espero que vocês tenham se surpreendido, assim como eu, com os inúmeros benefícios dessa planta.  Estou ansiosa para ver as minhas sementes crescendo.

Compartilhe essa informação com seus amigos!

Grande abraço.

 

QUER APRENDER A PREVENIR E TRATAR DOENÇAS COM PRODUTOS DA NATUREZA?

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA O EBOOK