Kalanchoe: a flor da felicidade

Kalanchoe é um gênero de plantas suculentas da família Crassulaceae, de origem africana.

Uma das mais famosas no Brasil é a Kalanchoe Blossfeldiana, também conhecida como Flor-da-fortuna.

Esse nome se origina da crença de que quando presenteamos alguém com essa flor, estamos desejando felicidade a essa pessoa.

A kalanchoe de flores dobradas é conhecida como calandiva.

 

vaso com flores dobradas da calandiva
Essa é a Calandiva

 

Por ser uma planta suculenta, a rega da kalanchoe deve ser moderada e direto na terra, sempre evitando molhar as folhas e flores.

 

Pode ser cultivada em sol pleno ou meia sombra, desde que receba algumas horas de sol por dia.

 

O solo deve ser fértil, mas possuir uma boa drenagem (acrescentar areia à mistura da terra), pois excesso de água favorecerá apodrecimento das raízes e surgimento de pragas.

 

A kalanchoe  é uma das plantas mais vendidas atualmente no Brasil, por sua beleza e durabilidade. Nos supermercados é muito comum encontrá-la em diversos tamanhos e cores.

 

Os produtores desenvolveram ainda novas variedades, para que ela possa ser usada como flor de corte, em arranjos florais.

Além das suculentas, você também tem vontade de aprender sobre orquídeas? ⇒ Saiba mais clicando AQUI

 

Ganhei uma kalanchoe, o que eu faço?

Se você comprar ou ganhar uma kalanchoe, perceba que aquelas com os botões ainda um pouco fechados irão durar muito tempo enfeitando a sua casa.

 

Após as flores secarem, corte as hastes florais, replante-a em um vaso maior e coloque em local com boa luminosidade (algumas horas de sol por dia).

 

Pela minha experiência com o replantio de algumas kalanchoes, notei que a época de floração espontânea dela é quando a luminosidade natural vai diminuindo (outono/inverno).

 

Nós vemos as kalanchoes à venda o ano todo, mas é porque nos viveiros de produção se simula artificialmente as condições climáticas perfeitas para o florescimento dela, diminuindo ou aumentando a luz, de forma artificial.

 

Assim que ela florescer novamente, poderá colocá-la para enfeitar o interior da sua casa e atrair muita felicidade!

Veja o vídeo com a dica para replantio ▶▶  AQUI

Até a próxima.

Grande abraço.

Susane

 

Acesse também: Como Plantar em canteiros e em vasos